Pão Flor de Geleia de Goiaba: Todo na MFP com Passo a Passo

Considero este pão um dos mais belos que já fiz na MFP. Amei quando vi a criatividade de se cortar as fatias, após rechear e enrolar como rocambole, e voltá-las para a cuba para assar. O resultado se vê aí nas fotos, mostrando uma exuberante beleza, acrescida do delicioso sabor do pão de leite condensado e da geleia de goiaba Queensberry.
Créditos: 1) Massa: Pão caseiro de Leite condensado do site Tudo Gostoso (modifiquei a receita); 2) Ideia de rechear, enrolar, fatiar e colocar as fatias para assar na cuba da MFP veio da Torta Doce de Amoras do blog Paladares; 3) Ideia de desligar a MFP puxando a tomada vi na receita de Pão Rápido de Chouriço do Blog Pão, Bolo & Cia.





Receita de Pão Flor de Geleia de Goiaba: Todo na MFP

DICA IMPORTANTE: Antes de fazer a receita, teste a sua panificadora para saber se ela tem memória (bateria), isto é, se DESLIGANDO-SE a MFP na tomada, ao religá-la, a etapa que estava sendo processada continua do ponto em que havia parado quando a tomada foi desligada. Se não tiver memória, é aconselhável não fazer esta receita toda na MFP.

Ingredientes 
Massa 
1. 125g de água em temperatura ambiente 
2. 155g de leite condensado 
3. 1 ovo grande (60g com casca) 
4. 2g de sal
5. 70g de manteiga 
6. 400g de farinha de trigo para pão (12% de proteína) (uso Finna)

7. 7g de fermento biológico seco instantâneo 

9. 20g manteiga derretida para pincelar 

Recheio *Colher de sobremesa: 7,5 ml
. 1 vidro de geleia de goiaba (320g) (usei Queensberry)
. 1 colher de sobremesa rasa de farinha de trigo (não usei quando fiz as fotos, mas passei a usar) 

Preparo
1. Ponha a geleia numa panelinha, peneire a farinha de trigo por cima e misture bem. Leve-a ao fogo, sempre mexendo, e deixe mais 1 minuto após engrossar, para cozinhar a farinha. RESERVE.

2. Na MFP: Acrescente na cuba os ingredientes 1 a 6, nesta ordem. Cave um buraco no centro da farinha e ponha o fermento. Encaixe a cuba na máquina e escolha a Opção 11 (Ciclo Pão Sanduiche), selecione a Quantidade de Massa (II), marque 11 minutos num timer, ligue a máquina e imediatamente o timer.

3. Quando o timer alarmar aos 11 minutos do início da 1ª MISTURA (tempo para formação do Ponto de véu), desligue a tomada da máquina puxando-a (nº1)*, retire a cuba e cubra-a com um pano de prato. Religue a tomada: a 1ª MISTURA vai prosseguir normalmente, mas sem sovar exageradamente a massa. Quando terminar os 15 minutos da 1ª MISTURA, desligue mais uma vez a tomada (nº2)**, encaixe a cuba na MFP e religue a tomada. Deixe prosseguir o 1º DESCANSO (40 minutos) e a 2ª MISTURA (5 minutos).

4. Quando iniciar o 2º DESCANSO, que é de 25 minutos, marque 1 minuto no timer (tempo para relaxar o glúten) e, quando alarmar, desligue a tomada da máquina (nº3)***, retire a cuba, vire a massa sobre a bancada ligeiramente enfarinhada; remova o batedor e unte com manteiga o fundo da forma. 

5. Marque 20 minutos no timer e, quando alarmar, ligue novamente a tomada da máquina sem a cuba encaixada. O objetivo aqui é não ultrapassar o tempo da bateria, porque se acontecer isto, a MFP volta para o ponto inicial de se escolher um programa, em vez de continuar a partir do 2º DESCANSO. 

6. Abra a massa com as mãos dando o formato de um retângulo e termine de abrir com o rolo, mantendo este formato, numa espessura de 1cm e com dimensões aproximadas de 45x26cm. Espalhe a geleia, deixando livre 3cm num dos lados de 45cm (que será o final do rocambole) e 1,5cm no lado oposto (Foto 3). Enrole como rocambole, pelo lado maior de 45cm (Foto 4), sem apertar para o recheio não ir muito para o lado final. Se ele se acumular aí, puxe o lado final da borda por cima da parte enrolada (Fotos 5 e 6). Aperte a emenda para uni-la com a massa do rocambole (Foto 7). Corte o rocambole ao meio com uma faca serrilhada de pão e corte cada metade em 5 fatias (foto 8). Transfira-as para a cuba (SEM o batedor) de forma aleatória (meio desordenada), ficando umas fatias na horizontal e outras, na vertical) (Foto 9). Desligue a tomada (nº4)**** e encaixe a cuba na máquina. (Levam-se uns 20-25 minutos no processo de abrir, rechear, enrolar, cortar, transferir para a cuba e encaixá-la na MFP).

7. Espere terminar as etapas restantes. Caso a massa atinja o crescimento ideal antes de terminar os 40 minutos do 3º DESCANSO (Ela deve crescer até ficar 1cm abaixo da risca vertical da cuba), anule o ciclo Pão Sanduíche, pressionando o botão Iniciar/Parar até a luz vermelha se apagar. Escolha em OPÇÕES o ciclo ASSAR (12) e ligue a máquina. Veja se precisa dos 60 minutos do ciclo assar ou de apenas 55 minutos.

8. Quando terminar de assar, desligue a tomada e desenforme imediatamente, usando luvas térmicas; coloque o pão sobre uma grade e pincele com a manteiga derretida. Aguarde amornar e sirva.


OBS.: O pão cresceu muito devido a demora que levei nas fotos, ficando meio branco em cima após os 55 minutos da etapa Assar. Retirei neste momento a cuba da MFP, coloquei-a dentro de uma assadeira quadrada de 20x20cm e levei-a ao forno, na grade mais baixa. Então liguei o grill e deixei durante 3 minutos, só pra corar um pouco. Ficou muito legal!

PERGUNTA: Por que desligar e religar a tomada da MFP tantas vezes?
(nº 1)* e (nº 2)**: Como o ponto de véu (formação ideal do glúten) ocorre aos 11 minutos, se você deixar sovar a massa durante os quatro minutos restantes da 1ª MISTURA, o glúten vai ser esticado demais e romper-se, conseqüentemente, o pão ficará com uma textura endurecida e “borrachenta”.

(nº 3)***: A 2ª MISTURA, de 5 minutos, tem a função de desgasificar a massa. Ao final dela, o glúten está contraído e a massa está endurecida, difícil de trabalhar. O tempo de 1 minuto no 2º DESCANSO permite que o glúten relaxe e se possa abrir a massa com o rolo mais facilmente. 

(nº 4)****: Evita que se leve eventual choque ao encaixar a cuba na máquina.


                     Nº 11 - Ciclo Pão Sanduíche de 900g a 1200g: total= 3 horas
                               Panificadora Britânia Multi Pane 2p
1ª MISTURA
1º Descanso
2ª MISTURA
2º Descanso
3ª MISTURA
3º Descanso

  ASSAR

15 Min.


40 Min.
5 Min.  Desgasificacão
1 Min. e retirar +
24 Min.

  30 Seg.

40 Min.

55 Min.


0 comentários:

Postar um comentário

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo