Brownie de Caixinha com Chocolate Meio Amargo: Maravilhoso!

Uma amiga me ligou às 11 horas da manhã perguntando se eu aceitaria uma visitinha às 16 horas. Claro que disse sim. Aí meus dois neurônios, o Tico e o Teco, -- que nestas horas são os únicos que funcionam, já que os outros ficam tão alvoroçados com o inesperado, que tenho certeza que se desconectam e não servem para meleca nenhuma! – deram-me a ideia de vasculhar o que havia nesta casa que poderia transformar-se rapidamente num bolo. 

Com tal ideia na cabeça, abri um armário-despensa, e as duas primeiras coisas que vi foram: um Brownie de caixinha e umas barras de chocolate Amaro. Na mesma hora, pensei, derreto uma barra de chocolate no microondas e misturo com a receita do Brownie de caixinha. Deve ficar ótimo -- pensei com os meus botões. Peguei a caixinha de Brownie para reler as instruções do preparo e, pela primeira vez, li a lateral da caixa. Pois não é que tinha uma receita que levava uma barra de chocolate (ao leite) picado, acredita? Acabou-se a minha ilusão de criatividade! Resolvi então seguir o que já tinha sido testado -- a receita da lateral da caixa --, e o resultado foi muito legal. Minha amiga apreciou muito. Todavia, eu queria um brownie bem molhadinho. Logo depois, preparei uma nova receita, onde aumentei a manteiga, o chocolate e o tamanho dos ovos, e reduzi a temperatura do forno. Com sinceridade, ficou uma maravilha, divino mesmo. Experimente! Você vai amar, tenho certeza.

Créditos: Baseado na receita de Brownie Chocolatíssimo da lateral da caixa de Mistura para Brownie Dona Benta. Modifiquei as quantidades dos ingredientes e alguns detalhes no preparo da receita.

Foto 3: Forma redonda de teflon de 24cm da Tramontina, a qual usei na receita. Foto 4: Palito melado com massa do bolo, quando enfiado no centro dele, aos 27 minutos de forno, exatamente antes de retirá-lo.

Receita de Brownie de Caixinha com Chocolate Meio Amargo: Maravilhoso!

Ingredientes
1. 1 caixa de Mistura para Brownie Dona Benta 
2. 3 ovos bem grandes (Total=175g SEM as cascas) (65-66g com casca, cada)
3. 200g de chocolate meio amargo (1+1/3 de barra)(usei Amaro, da Lacta) 
4. 150g de manteiga (75g com sal e 75g SEM sal, ou como preferir) 

Preparo
1. Num refratário médio, ponha o chocolate cortado nos quadradinhos, adicione a manteiga, misture e leve ao microondas na potência média, mexendo a cada 30 segundos, até o chocolate derreter e se obter uma mistura homogênea. No meu microondas, levou 2 minutos. Aguarde esfriar.

2. Acenda o forno a 160º. 

3. Unte com manteiga o fundo de uma forma redonda de 24cm de diâmetro e forre-o com papel-manteiga. Unte, então o papel-manteiga (não unte as laterais da forma). Se for de teflon, faça também o mesmo procedimento (usei de teflon, da Tramontina (foto 3), e achei que não precisava do papel-manteiga. Tive que colocar a forma, após o bolo morno, sobre uma chama mínima da boca do fogão (veja neste Post, como obter a chama mínima) para que o brownie esquentasse e soltasse da forma: um trabalhão!).

4. Na tigela grande da batedeira: Adicione o pó de Mistura para Brownie, os ovos e a mistura de chocolate e manteiga derretidos juntos. Bata em velocidade baixa por uns 2:30-3:00 minutos, ajudando com uma espátula de silicone a agregar todos os ingredientes (na batedeira comum, pois na planetária não precisa ajudar).

5. Com o auxílio da espátula de silicone, transfira a massa da tigela da batedeira para a forma. Regularize a superfície com a espátula e dê umas batidinhas com a mão na lateral da forma para ajudar a distribuir a massa mais uniformemente.

6. Leve para assar por aproximadamente 27 minutos*. Aos 20 minutos, gire a parte da frente da forma para trás (forno a gás) para corar por igual. Antes de retirar, teste com o palito, o qual, enfiado no centro do bolo, deve sair bem melado (foto 4), entretanto, você percebe, colocando rapidamente o dedo indicador na superfície, que há uma casquinha firme no centro do bolo. Retire, deixe amornar sobre uma grade e desenforme. Para ficar com a parte corada para cima, transfira-o duas vezes: a primeira, para uma assadeira de pizza, e a segunda, para o prato de servir. 

Fica tão saboroso que ninguém acredita que seja um bolo de caixinha. É delicioso morno ou em temperatura ambiente. Gelado é gostoso, mas não se percebe a textura delicada e o derreter do bolo na língua, que me é essencial num brownie. Como o bolo é guardado na geladeira, para servir no dia seguinte, corto uma fatia  (ou mais) e coloco uns segundinhos no microondas. Fica perfeito!

*Se você preferir o bolo mais durinho, deixe mais 2-3 minutos no forno e faça o teste do palito. Há de levar em conta que cada forno tem uma temperatura real diferente. O meu, é bem quente a 160º.

6 comentários:

  1. Hmmmm..que delícia.Fiquei babando de vontade aqui! E dei uma espiada na receita anterior e é de comer ajoelhada...Linda semana,bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Uma verdadeira tentação!!! E não é mesmo interessante que num momento de improviso apareçam tão boas e deliciosas idéias? Parabéns por juntar praticidade e criatividade numa boa medida!
    Abraço carinhoso daqui!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  3. Nossa, e eu que não dou importância aos bolos de caixinha tenho que rever os meu valores, pelo jeito, rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Jesus, deve ter ficado com demais!!!! Hummmmmm
    Beijos

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo