Enroladinhos de Salsicha do Chef Àlvaro Rodrigues: sova na MFP

As receitas do chef Álvaro Rodrigues são sempre deliciosas, e estes enroladinhos não fogem à regra. Servi com molho Pomarola Pizza e todo mundo adorou.



Receita de Enroladinhos de Salsicha do Chef Álvaro Rodrigues

Massa *Xícara: 240ml *Colher de sobremesa: 7,5ml
1. 1 xícara de chá de leite 
2. 1 ovo médio (57g com casca) 
3. 30g de manteiga em temperatura ambiente  
4. 1 colher  de sobremesa rasa de açúcar refinado
5. 1 colher de sobremesa rasa de sal
6. 500g de farinha de trigo (usei Finna)

7. 10g de fermento biológico seco instantâneo

Recheio 
. 10 salsichas de peru aferventadas e cortadas ao meio depois de aferventadas

Para Pincelar 
. 1 ovo ligeiramente batido com um fio de azeite

Preparo
1. Na MFP (Ciclo PÃO SANDUICHE, nº 11): Acrescente na cuba os ingredientes 1 a 6, nesta ordem. Cave um buraco no centro da farinha e ponha o fermento. Encaixe a cuba na máquina e escolha a Opção 11 (Ciclo Pão Sanduíche).

2. Vai ocorrer a 1ª Mistura, o 1º Descanso e a 2ª Mistura -- esta é de 5 minutos apenas (veja tabela abaixo). Quando terminar a 2ª MISTURA, anule o programa Pão Sanduíche pressionando o botão Iniciar/Parar até a luz vermelha se apagar.

3. Retire a cuba e vire a massa sobre a bancada ligeiramente enfarinhada. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa. Abra a massa com as mãos dando o formato de um retângulo e termine de abrir com o rolo, mantendo este formato, com dimensões aproximadas de 40x25x0,5cm. 

4. Corte a massa ao meio no sentido do comprimento e você vai ter 2 pedaços de 12.5cm de largura. Corte 20 tiras de 12,5x2cm de largura e enrole cada tira de massa sobre uma salsicha, dando quatro ou cinco voltas*. Coloque os enroladinhos em assadeira sem untar. Pincele-os com o ovo batido e asse em forno pré-aquecido na temperatura de 180ºC até ficarem dourados. Os meus, girei a parte anterior da assadeira para trás aos 20 minutos (forno a gás) e deixei mais 5 minutos, num total de 25 minutos. Como sobrou massa, fiz quatro pãezinhos redondos e levei para assar por 25 minutos. Servi acompanhado por molho de tomate Pomarola Pizza.

* Não aperte as tiras de massa para ficarem com os sulcos aparecendo após assados. Só percebi isto no final, de modo que os meus enroladinhos ficaram quase sem sulcos.

           Tabela do Ciclo Pão Sanduíche: Panificadora Britânia Multipane 2P
1ª MISTURA
1º DESCANSO
2ª MISTURA
3 minutos de mistura lenta e 12 min de rápida (sova).
  40 minutos
    5 minutos
(desgaseificação)

Dicas do Chef 
• Não é necessário deixar a massa crescer. O tempo de montagem dos enroladinhos é suficiente para ocorrer a fermentação. Quando terminar de preparar todos os enroladinhos, repare se os primeiros já estão crescidos.

• Esta mesma massa pode ser utilizada para fazer enroladinhos de presunto e queijo, requeijão firme, creme de frango etc.


6 comentários:

  1. Olá, sou fã do chef Álvaro Rodrigues, suas receitas são excelentes e teus enroladinhos ficaram lindos, meu filho adora!
    Bom fds

    ResponderExcluir
  2. Eu 💗 as receitas dele

    Num preparo moderno 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Amei o blog lindo,parabéns.
    Meu blog https://danirodrigues07.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Senhor Chef Alvaro, hoje tive a honra de conhecer seu trabalho e me apaixonei pelas suas receitas.Como posso adquirir seus livros?Por favor, nâo me negue esse direito.Tenho 74 anos de caminhada mas, muitopara aprender.Obrigada pela generosidade de dividir com o outro os seus conhecimentos e o seu amor. Neide

    ResponderExcluir
  5. Para melhorar a qualidade e apresentação de seu produto, conheça as modeladoras manuais Maqpratic, com bordas artesanais e uma praticidade incrível.
    Visite nosso site e conheça: www.maqpratic.com.br

    ResponderExcluir
  6. Conhecir Álvaro em 1990 numa festa de premiação do concurso da DORIANA culinaria.AMei Conhecer fiz vários cursos na escola de

    L

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo