Quiche de Champignon e Presunto

Muitas pessoas pensam que a gente morre quando as funções vitais se esvaem. Eu acredito que a gente morre, “vivinho da silva”, quando perde o interesse de aprender e melhorar, seja o que for.

É por isto que vivo a modificar as receitas, tentando aperfeiçoá-las – medo dos tapurus psicológicos, pode ter certeza. --A massa desta quiche, quando usei na Quiche de Palmito, Presunto e Mussarela soube-me gostosinha, mas não deliciosa, porque um tanto rígida e sem sabor. Então resolvi aumentar 25g de manteiga e uma gema de ovo. Agora, sim, ficou na textura certa e no sabor ótimo: crocante e com um paladar de manteiga no ponto exato. Amei!

Minha funcionária, vez por outra, pergunta: “ainda está testando esta receita”? Tenho vontade de contar-lhe o que Thomas Edison disse quando sua equipe perguntou-lhe se ele não se sentia derrotado por ter tido mil insucessos ao tentar fazer uma lâmpada. Ele respondeu-lha: “Não, não me sinto fracassado. Testamos mil maneiras diferentes de como não fazer uma lâmpada”. -- Será que ela entenderia? Adendo: no teste 1043 ele obteve sucesso.


Voltando à quiche: gostei demais dela. Muito delicada, muito fina. Até C. -- meu amor – que não é grande apreciador de champignons, elogiou. Fiquei muito feliz com o resultado!

Créditos da massa: Blog Panelinha. É uma delícia passear por lá. Tem cada receita... Créditos do recheio: revista Receitas de Sucesso - Tortas Salgadas - Ano 1, nº3, p.14. É claro que fiz modificações em ambos, pois adoro as comidas do meu jeitinho. Ah, sim, também não me incomodo que mudem as minhas receitas. Fique à vontade para fazê-lo, está bem?


Ingredientes *Colher de chá: 2,5ml *Colher de sopa: 15ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas

Massa

1. 250g de farinha de trigo

2. 150g de manteiga

3. 1 ovo

4. 1 gema

5. 1 colher de sopa de água

6. 1/3 de colher de chá de sal

Recheio (ingredientes em temperatura ambiente)

1. 1 colher de sopa de manteiga

2. 200g de champignons fatiados

3. 200g de presunto de peru fatiado e picado (ou presunto cozido, se preferir)

4. 1 lata de creme de leite SEM soro

5. 2 ovos

6. 1 pitada de pimenta do reino

7. 1 colher de café de noz-moscada

8. Queijo parmesão para polvilhar

Preparo

Massa

1. Ponha os ingredientes 1 a 6 numa tigela e misture tudo com as mãos, amassando sem muita delicadeza -- pois não é massa podre --, mas sem exagerar, para não sovar a massa.

2. Leve a massa para gelar por 30 minutos enrolada em filme de PVC ou saco plástico hermético.

Recheio

1. Esquente a manteiga e frite por 2 minutos os champignons. Deixe amornar. Numa tigela ponha os champignons fritos e acrescente os ingredientes 3 a 7 e misture bem. RESERVE.

Montagem

1. Após os 30 minutos de gelar a massa: acenda o forno a 235º.

2. Com as mãos, espalhe a massa no fundo e nas laterais de uma forma de quiche de fundo removível de 25x3cm.

3. Despeje o recheio sobre a massa, regularize-o com uma colher de sopa, polvilhe o parmesão ralado e leve para assar por aproximadamente 35-40minutos ou até corar a borda. Aos 25 minutos, gire a parte da frente da forma para trás com ajuda de dois garfos engatados nas canaletas da mesma: um empurrando para trás e outro puxando pra frente a forma. Objetivo: corar por igual. Quando retirar, deixe amornar sobre uma grade. Desenforme com ajuda de uma placa salva-bolo*. Sirva morna com carnes, ou fria com saladas.

*A minha placa salva-bolo veio sem cabo. Nestas lojinhas que consertam panelas, meu amor – um homem cheio de idéias ótimas e que adora ajudar-me – mandou colocar no salva-bolo um cabo de panela pregado com arrebites, inclinado cerca de 30º para cima. O cabo, para mim, facilita muito na hora de tirar a torta/quiche da base da forma e também no momento de transferi-la para o prato de servir. Para quem estiver interessado, comprei no site Ponto das Padarias. O tamanho ideal é de 30cm de diâmetro, mas, como não tinha, comprei de 35cm e me “quebra um galho” danado.

Obs.: Vi em várias receitas que o ideal era impermeabilizar a massa crua, após espalhar na forma, pincelando-a com uma clara e levando para gelar por 15 minutos. Fiz isto nesta quiche e simplesmente não aconteceu nada de diferente: a massa continuou a ficar cozida e não, assada, no local do recheio. Se o segredo é assar 10-15 minutinhos e só depois colocar o recheio, ainda não testei. Testei esta técnica com um empadão e o resultado foi uma bela droga, a tampa crua não pregou na massa semi-assada. Percalços de cozinheira...

------------------------------------------------------------------------------------------------

Garotas, quero, com toda a força de minh'alma agradecer as palavras de apoio, as orações, as esperanças de tudo passar na vida, a força e o estímulo para continuar lutando para melhorar e voltar à vida e ao seio desta nossa comunidade culinária, que tanto amo. Obrigada demais.

Estou quase ótima. As dores do corpo quase não existem, a minha energia vital está voltando e a alegria, que mora num localzinho especial de meu peito, está mostrando suas primeiras flores. É a vida superando suas dores e fazendo-nos crer no milagre da sua ressurreição primaveril...

Meu afeto, um abraço imenso e um beijo irmão e amigo para todas vocês, Laura Lucia

15 comentários:

  1. Esta receita de massa parece-me muito boa, é muito semelhante a uma que costumo fazer, e que já é muito antiga.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. OI LAURA FICO FELIZ QUE ESTÁ SE SENTINDO MELHOR LOGO TUDO VOLTARÁ AO NORMAL SE DEUS QUIZER!!!
    ADORO QUICHE MAS QUASE Ñ FAÇO!
    BJIM

    ResponderExcluir
  3. Oi, Laura,
    Eu também mudo as receitas, sem dó, se acho que elas podem ser melhoradas, rsrs. E é claro que o experimento às vezes não dá certo, rsrs.
    Mas quando encontro uma receita já aperfeiçoada, como é o caso dessa quiche, tenho de prová-la, rsrs. O aspecto dela ficou muito bom!

    Beijinho e bom feriado.

    ResponderExcluir
  4. una quiche deliciosa!!! aún me llega para un trocito???

    Salu2, Paula
    http://conlaszarpasenlamasa.cultura-libre.net

    ResponderExcluir
  5. Adoro quiche,faz mto tempo que não faço,vendo a sua me deu vontade de fazer.Está com uma cara tão boa!Bjus no seu coração.

    ResponderExcluir
  6. Querida Laura, mesmo não nos conhecendo pessoalmente, para quem ja passou pelo mesmo que voce como eu, entende perfeitamente essa DOR, e é por isso que continuo orando a Deus por voce e seus irmão para que ele continue abraçando vcs e consolando essa saudade.
    Quanto a quiche, realmente essa massa parece ser excelente e qq dia desses vou experimentar sua receita. beijinhos e tenha uma excelente semana

    ResponderExcluir
  7. Olá minha amiga, bom dia!

    Espero que o sol tenha começado a brilhar na sua vida novamente!Aos poucos as coisas vão chegando no lugar, o tempo começa a curar as feridas...e a vida segue seu rumo!

    Quanto às suas experiencias com a massa de quiche, digo que tem me valido...rsss...estou na sua "cola"!E essa idéia do salva bolos com cabo foi ótima, acho que vou copiar!

    É isso, deixa eu ir que a vida me chama!

    Te deixo meu abraço e muitos votos de felicidade!

    ResponderExcluir
  8. Olá querida, seu quiche ficou lindo e deve ter ficado delicioso.
    Você me perguntou lá no meu blog sobre a groselha que uso, a marca é Celli e acho que tbm é muito injuativa e por isto diminuí a quantidade no bolo, e mesmo assim achei que ficou mais doce do que gosto.
    Brigada pela sua presença tão carinhosa no meu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Querida, fico feliz que você esteja se recuperando bem.
    E olha, sua quiche está linda e tomara que você ainda teste muitas receitas e as compartilhe conosco, porque é sempre uma delícia ver suas receitas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. minha amiga!!fico tão feliz que você já eteja vendo a vida..por um outro olhar!!o olhar de sentir que a vida contnua de um modo ou de outro..e..que Deus sempre nos dá força para continuar e vivermos das lindas lembranças que a vida deixa com a gente!!fica bem!!..agora..vamos por "partes!":menina..vou ver se acho essa plca salva bolos amanhã!!eu amei..muito boa mesmo!!!e..sua quiche tá linda!!sou uma fã incondicional de quiches,tortas e afins!!e como você..sempre tento modificar as receitas..e sempre são otimas experiencias..bjus querida e otimo findi...li

    ResponderExcluir
  11. Laura, seu bem estar é fruto da aceitação e da total falta de remorso ou arrependimento , pois esses sim deixam a alma como fel.
    Fico feliz por vocês.

    Essa quiche deve estar dos Deuses, eu adoro.
    Sua explanação sobre o tema foi uma aula realmente, obrigada.
    Já testei uma assadinha só na massa antes de deitar o recheio, e confesso que não percebi nenhuma grande diferença. Apenas o fundo ficou mais crocante (menos murcha) que outras, mas o recheio também não era muito úmido, talvez tenha sido por isso.

    Beijo e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  12. Este blog é maravilhoso porque nunca saímos daqui sem nada levar! Eulevo TUDO: sua simpatia e generosidade, suas belas palavras no meu coração, sua força, suas experiências e ensinamentos e suas receitas MARAVILHOSAS!
    Um grande beijinho querida Amiga.

    ResponderExcluir
  13. The dish is really impressive and tasty. Thanks for the recipe. Keep up the great work with your articles and please stop by my health blog sometime. The web address is http://healthy-nutrition-facts.blogspot.com/.

    ResponderExcluir
  14. Às minhas lindas amizades vituais,
    Dizer obrigada é sempre muito pouco, mas quando o coração vai junto e palpita de felicidade pela mão amiga recebida, não é mais uma simples palavra, mas todo um ser vibrando as emoções da gratidão, com sua alma aberta por ter recebido a maior de todas as bençãos da terra: A GENEROSIDADE.
    Se hoje estou aqui de cabeça levantada, olhos brilhantes, plena de amor pela vida, é pelo apoio generoso e incondicional que cada uma de vocês me deu. Que Deus encha de graça e de amor essas mão amigas que não me deixaram entrar no poço escuro da depressão e da tristeza sem fim.

    Grata, mil vezes grata, à generosidade infinita de cada uma de vocês. Vocês foram as cirurgiãs que, de pedacinho em pedacinho, emendaram meu coração para que ele voltasse a bater no compasso milagroso e belo da vida.

    Sintam em seus corações o mais terno dos meus abraços e o mais afetuoso dos meus beijos de amizade. Com amor, Laura Lucia

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo